quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pluft, O fantasminha


Os organizadores do I Festival de Teatro da E.E.D. Rita Amélia de Carvalho que será composto de quatro apresentações, tem o prazer de convidar toda a comunidade para prestigiar a segunda apresentação, dia 14/09 de 2012, nas dependências da escola.
O novo espetáculo é uma montagem da clássica peça de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras, autora da peça denominada “Pluft, o fantasminha”. O início será às 15:00 horas e o palco da escola receba, dessa vez, os alunos do 8ºB que ensaiaram, produziram e confeccionaram o material cenográfico da montagem. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental, formandos, completarão a apresentação com a venda de pipoca, suco e bolos para arrecadar fundos para a formatura.

Pluft, O fantasminha
Sinopse: A peça conta a história do rapto da Menina Maribel pelo cruel e ridículo Pirata Perna-de-Pau. O vilão esconde a menina no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e conversa ao telefone com Prima Bolha; o fantasminha Pluft, que nunca viu gente; Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Chisto, o primo aviador que surge apenas no final para fazer um salvamento espetacular da menina. A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança, que morreu no mar deixando lá no fundo a sua herança. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a Menina Maribel e o Fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco João-Julião-Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.
PERSONAGENS   

Pluft: Kelly
Mãe de Pluft: Raíssa
Tio Gerúndio: Leandro
Capitão Perna-de pau: Charles
Maribel: Gabriela
João: Danilo
Julião: Victor Hugo
Sebastião: Weverton


Equipe de apoio

Direção de palco: Michele
Direção geral: Fernando H. Oliveira
Texto: Maria Clara Machado
Sonoplastia e efeitos sonoros: Matheus
Letreiros e arranjos: Ariane, Lavínia, Leandra, Juliane, Nádia
Assistentes de palco: Wellington e Carlos
Cenografia: Matheus, Michele, Maiara, Eloenaya
Figurino: Ana Carolina, Maiara,
Material cenográfico: Bárbara, Giovana, Leandra, Isabela, Danilo
Maquiagem: Letícia, Gabrielli, Eleonaya, Ana Clara, Larissa

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

FOTOS DA PEÇA TEATRAL BLACK JACK


            



PEÇA TEATRAL "BLACK JACK


O I Festival de Teatro da E.E.D.Rita Amélia de Carvalho será composto de 4 apresentações divididas entre as semanas dos meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2012, nas dependências da escola.
O espetáculo de estréia ocorreu dia 29/08/2012 com a montagem da peça Black Jack, do professor e dramaturgo Beto Olímpio de Andradas, que cedeu gentilmente seu texto para as apresentações. Tendo início às 15:00 horas e o palco da escola recebeu os alunos do 8ºC que ensaiaram, produziram e confeccionaram o material cenográfico da montagem. Os alunos do 9ºano do ensino fundamental, formandos, completaram a apresentação com a venda de pipoca, suco e bolos para arrecadar fundos para a formatura.
Devido ao grande sucesso da primeira apresentação, a direção escolar permitiu mais duas apresentações do espetáculo BLACK JACK, que ocorrerá no dia 06/09/2012 às 8:00 horas da manhã e às 10:00 no palco da própria escola. Aproveite e venham prestigiar nossos alunos
A Escola Estadual D. Rita Amélia de Carvalho tem o prazer de convidar toda a comunidade para as apresentações teatrais do Festival de Teatro na Escola, que conta com a coordenação do professor Fernando Henrique de Oliveira, tem o apoio da Direção escolar, vice-direção e corpo docente desta instituição de ensino.

Black Jack


Sinopse: Comédia em formato de Western, bem no estilo faroeste que se passa em um Saloon de uma pacata cidade, que nunca mais será a mesma depois da chegada do mal feitor Jack Treta e sua família.
Coragem, astúcia, audácia e porque não dizer “sorte” serão os atributos que o Xerife Gregory Kid e o mocinho Jhony Boy precisarão para resolver essa trama. Bem como uma carta na manga para vencer esse duelo, assim como um boa e velha partida de Black Jack.
      
                PERSONAGENS   

Xerife: Gregori Kid (Antônio)
Dono do Bar: Wayne Cartney da Silva (Yuri e Alisson)
Mocinhas:
Ágata (Laura);
Úrsula (Natália);
Escárlete (Isabela);
Mocinho: Jhony Boy (Chugar)
Bandido: Jack Treta (Robson)
Cantora: Estefani Ferguson de Sousa (Amanda)
Mãe de Jack: Lupita Treta ( ? )
Pianista e irmão de Jack: James Andrews de Oliveira Silva (Bruno)

Equipe de apoio

Direção de palco: Luiza e Natália
Direção geral: Fernando H. Oliveira
Texto: Beto Olímpio
Sonoplastia e efeitos sonoros: Christian
Letreiros e arranjos: Lutiesca e Soliane
Assistentes de palco: João Marcos e Igor
Cenografia: Clara, Marília, Taís, Luana
Figurino: Izadora, Ana Carolina, Mariana
Material cenográfico: Darwin, Gabriel, Christian, Matthaus
Maquiagem: Izadora, Gabriele, Júlia, Clara, Ana Carolina, Taís


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto "Horta na Escola"


O Projeto visa a construção do conhecimento interdisciplinar, através da construção e cultivo da Horta Escolar. A iniciativa partiu dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, com os conhecimentos já adquiridos, através das aulas. Juntamente com a direção, o Professor Paulo Cásar Barbosa tomou frente ao projeto. Os alunos estão sendo beneficiados com as verduras colhidas, enriquecendo a merenda escolar.















quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alunos do Ensino Médio reinterpretam o movimento das “Diretas Já”.


Os alunos do ensino médio reinterpretaram o movimento das “Diretas Já” por meio de interpretação direta com fontes históricas referentes ao movimento.
       A atividade foi condição prévia para visita ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) situado na cidade de São Paulo, cuja visita se efetivou  no último dia 25 de agosto deste ano.
       Utilizando como documento histórico uma matéria jornalística do Jornal Folha de São Paulo de 1984 os alunos desenvolveram vários trabalhos que simbolizam um recorte historiográfico do tema abordado. As atividades foram coordenadas pelo Professor de História, Hugo F. C. Faco que ressaltou a importância do contato direto dos alunos com o uso de documento histórico para análise. Afirma o Professor que a atividade contou com a metodologia dialogada e construtivista.
      
       Foram várias as reinterpretações do movimento das “Diretas Já”, tais como poema, teatro com making off, paródias, charges etc.
A ação de reinterpretação de um fato por meio de documento histórico possibilita um maior conhecimento crítico, pois leva os alunos a questionar o documento que estão analisando e consequentemente uma pesquisa profunda sobre o tema. Afirmou o Professor.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TRABALHO SOBRE "DIRETAS JÁ"


O professor Hugo F. Faco realizou uma visita ao Museu do Ipiranga, em São Paulo, no dia 25 de agosto, para que os alunos do Ensino Médio pudessem ver o que de concreto, restou do passado do Brasil, principalmente no que se refere à transição da monarquia para a república.  A pedido da administração do Museu foi solicitado que o professor trabalhasse o tema das “DIRETAS JÁ”. Dentro das possibilidades, a realização dos trabalhos e a forma com que o mesmo deveria ser apresentado ficaram a critério dos alunos.  Os trabalhos foram apresentados na quinta e sexta-feira que antecederam a visita.
O tempo histórico, DIRETAS JÁ foi assimilado pelos alunos sem uso do livro didático, apenas com um texto de subsídio e pesquisa de campo. “O documento histórico, é mais dinâmico na hora de  compreender história, já que a teoria contida nos livros didáticos, é feita a partir da ótica do historiador”. Como tivemos a oportunidade de criar nossa própria tese a partir de documentos históricos, o enredo ficou mais palpável, mais sólido, ou seja, mais próximo do aluno.

REALIZAÇÃO: 1º ANO A, 2º ANO  B
                          3º ANO A  e B





































Powered By Blogger