quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alunos do Ensino Médio reinterpretam o movimento das “Diretas Já”.


Os alunos do ensino médio reinterpretaram o movimento das “Diretas Já” por meio de interpretação direta com fontes históricas referentes ao movimento.
       A atividade foi condição prévia para visita ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) situado na cidade de São Paulo, cuja visita se efetivou  no último dia 25 de agosto deste ano.
       Utilizando como documento histórico uma matéria jornalística do Jornal Folha de São Paulo de 1984 os alunos desenvolveram vários trabalhos que simbolizam um recorte historiográfico do tema abordado. As atividades foram coordenadas pelo Professor de História, Hugo F. C. Faco que ressaltou a importância do contato direto dos alunos com o uso de documento histórico para análise. Afirma o Professor que a atividade contou com a metodologia dialogada e construtivista.
      
       Foram várias as reinterpretações do movimento das “Diretas Já”, tais como poema, teatro com making off, paródias, charges etc.
A ação de reinterpretação de um fato por meio de documento histórico possibilita um maior conhecimento crítico, pois leva os alunos a questionar o documento que estão analisando e consequentemente uma pesquisa profunda sobre o tema. Afirmou o Professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger