Os alunos do ensino médio
reinterpretaram o movimento das “Diretas
Já” por meio de interpretação direta com fontes históricas referentes ao
movimento.
A
atividade foi condição prévia para visita ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga)
situado na cidade de São Paulo, cuja visita se efetivou no último dia 25 de agosto deste ano.
Utilizando
como documento histórico uma matéria jornalística do Jornal Folha de São Paulo
de 1984 os alunos desenvolveram vários trabalhos que simbolizam um recorte
historiográfico do tema abordado. As atividades foram coordenadas pelo
Professor de História, Hugo F. C. Faco que ressaltou a importância do contato
direto dos alunos com o uso de documento histórico para análise. Afirma o
Professor que a atividade contou com a metodologia dialogada e construtivista.
Foram
várias as reinterpretações do movimento das “Diretas
Já”, tais como poema, teatro com making off, paródias, charges etc.
A ação de
reinterpretação de um fato por meio de documento histórico possibilita um maior
conhecimento crítico, pois leva os alunos a questionar o documento que estão
analisando e consequentemente uma pesquisa profunda sobre o tema. Afirmou o
Professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário