sexta-feira, 22 de junho de 2012

COMUNICADO

Comunicamos a todos os alunos do Ensino Médio e PAV que a "Caminhada Ecológica", foi adiada para terça-feira, dia 26/06/12.
Até terça-feira.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pedra Branca
http://www.youtube.com/watch?v=KxrfXHroZYY

Projeto "Pedra Branca" - Artigo apresentado na UFSJ

 Projeto "Pedra Branca" foi assunto de discussão na apresentação do artigo do Professor Guilherme Guimarães de Carvalho Ricci, no "Seminário de Educação a Distância, nos dias 30 e 31 de março/2012.
O evento aconteceu nas dependências da Universidade Federal de São João del Rei, onde participaram Tutores, coordenadores, professores, mestres e doutores de várias instituições de ensino.
O seminário trouxe a discussão das Tic's e diversas mídias na educação.
O artigo apresentado pelo Diretor da E. E. D. Rita Amélia de Carvalho e Coordenador do Polo Presencial UAB-Santa Rita de Caldas, foi sobre GestãoAdministrativa , que trouxe em debate o tema sobre Gestão Democrática.
Foi apresentado o Projeto sobre Sustentabilidade e Educação Ambiental e como tema, foi levado à apresentação diversos vídeos sobre a caminhada ecológica, que há 17 anos acontece com os alunos do Ensino Médio da E. E. D. Rita Amélia de Carvalho.
Neste dia 26 de junho acontecerá a 18ª Caminhada Ecológica com os alunos do Ensino Médio e PAV.

Pedra Branca lá vamos nós...





terça-feira, 12 de junho de 2012

Rio + 20, o que Santa Rita de Caldas pode esperar?


O título é arrogante, como se a cidade fosse o centro do universo, mas o objetivo é de começar a apresentar um debate.
Quantos de nós não fizemos trabalhos sobre a “Rio 92”, o protocolo de Kyoto, usinas nucleares, combustíveis fósseis, entre outros?
Mas o que a cidade com cerca de 9.200 habitantes, segundo o censo de 2010 pode oferecer ou esperar da Rio+20?
Resposta ponderada: muito, pois o ser humano tem que entender o que fez com o planeta até agora.
Resposta radical: nada.
Estamos assistindo uma crise econômica nos países centrais do capitalismo; nos Estados Unidos o movimento Ocupar se espalhando e Barack Obama enfrentando a reeleição, manifestações na Grécia e Espanha, a França elegeu um socialista que não aceita a política de ajustes impostos por organismos como FMI e Banco Central Europeu. Problemas na economia na China, sem falar na crise da democracia. E a primavera árabe alguém viu?
O Brasil? O governo federal quer promover uma política contra a miséria. A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, observaram que apesar do governo ter tido êxito na política de redução na pobreza, com a retirada de 28 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, ainda existem 16,2 milhões de pessoas vivendo na miséria, com renda per capita abaixo de R$ 70,00. Ela enfatizou que esse universo de pessoas não foi favorecido com as chances oferecidas com o “apagão da mão de obra” por falta de qualificação.
Promover o crescimento do PIB é uma preocupação política do governo brasileiro.
A crise econômica atual que teve início, segundo alguns especialistas, em 2007 e 2008, e está longe de acabar.
A crise que vivemos é política, econômica, social e ambiental.
O objetivo deste pequeno artigo é fomentar uma discussão, sobre temas e conceitos que vemos todos os dias.
Ia me esquecendo: tem uma pergunta no início deste artigo. Responda você. Para isto visite o site ONU, do governo brasileiro, informe-se da Cúpula dos Povos, leia outros argumentos, visite sites, assista vídeos.
Está esperando o que? O professor pedir um trabalho ou que a prova do ENEN exija que você se informe sobre o assunto? 
 Professor: Márcio Cirilo da Silva







segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalho de alunos foi matéria de Jornal Regional Alto Rio Pardo. N.º. 447 1ª Quinzena de Junho de 2012.

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - foi tema na Escola Estadual Dona Rita Amélia de Carvalho no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 
 
Na sexta-feira, dia 18 de maio, os alunos do Terceiro Ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rita Amélia de Carvalho ministraram palestra aos demais alunos do turno da manhã com o tema “Liberdade e o Estatuto da Criança e do Adolescente”. A iniciativa foi do Professor Hugo F C Faco da disciplina de História. Segundo o professor é necessário desmistificar tanto para a sociedade quanto para as próprias crianças e adolescentes o que realmente é a liberdade preconizada no ECA, pois, de modo geral, vem sendo interpretada como uma libertinagem o que dá asas a ações por crianças e adolescentes em compreenderem uma liberdade imprópria, resumindo em uma libertinagem escrupulosa com danos irreparadores. Ainda, segundo o Professor, a estratégia em colocar os próprios alunos para abordarem o tema, resultou num diálogo próximo a realidade de cada um, tirando-os da ação de meros espectadores e concentrando-se na construção do próprio crescimento, rompendo barreiras e superandodesafios no processo de ensino e aprendizagem, pois quando o aluno é posto na resolução de novos desafios todos se empenham, todos aprendem e todos se beneficiam.


Após os trabalhos dentro da escola, os alunos aproveitaram a oportunidade do dia para uma blitz conscientizadora acerca do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, distribuindo panfletos aos motoristas e arrecadando fundos para as ações de formatura.

Segundo o Diretor, Guilherme G C Ricci, a ação foi inédita na Escola e ações como estas elevam o nível de conhecimento e contribui diretamente para a formação de cidadãos capazes e conscientes na construção de um mundo melhor.

A avaliação pelos representantes de sala, os alunos Diego Pereira Martins e Willian Assis Monteiro, é de que houve uma imensa interação com toda a escola, possibilitando um trabalho diferente no qual todos aprenderam tanto os que promoveram quanto aos que participaram do processo de aprendizagem. Relatam ainda que tal atividade deveria de ser foco nas demais disciplinas, favorecendo uma maior interação entre estudantes de vários níveis do ensino fundamental e médio, professores, e demais profissionais da escola, tendo em vista a possibilidade de um aprendizado diferente e dinâmico por todos.
Roda de bate papo com os alunos do 6º Ano.






sexta-feira, 1 de junho de 2012

NOVA DATA "FESTA JUNINA NA ESCOLA"


Vem aí nossa Festa Junina

Data: 29 de junho de 2012.
Local: Complexo de Esportes, Lazer e Turismo José Milton Martins
Horário: 07h15min
Organização:
                     Direção da E. E. D. Rita Amélia de Carvalho
                      Robson Roberto Lopes
                      Carla Dias Simão
                      Pedro Henrique Lopes Guimarães
                      Wellington Sidinei dos Santos

VAI CER BÃO DI MAIS
Powered By Blogger