segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalho de alunos foi matéria de Jornal Regional Alto Rio Pardo. N.º. 447 1ª Quinzena de Junho de 2012.

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - foi tema na Escola Estadual Dona Rita Amélia de Carvalho no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 
 
Na sexta-feira, dia 18 de maio, os alunos do Terceiro Ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Dona Rita Amélia de Carvalho ministraram palestra aos demais alunos do turno da manhã com o tema “Liberdade e o Estatuto da Criança e do Adolescente”. A iniciativa foi do Professor Hugo F C Faco da disciplina de História. Segundo o professor é necessário desmistificar tanto para a sociedade quanto para as próprias crianças e adolescentes o que realmente é a liberdade preconizada no ECA, pois, de modo geral, vem sendo interpretada como uma libertinagem o que dá asas a ações por crianças e adolescentes em compreenderem uma liberdade imprópria, resumindo em uma libertinagem escrupulosa com danos irreparadores. Ainda, segundo o Professor, a estratégia em colocar os próprios alunos para abordarem o tema, resultou num diálogo próximo a realidade de cada um, tirando-os da ação de meros espectadores e concentrando-se na construção do próprio crescimento, rompendo barreiras e superandodesafios no processo de ensino e aprendizagem, pois quando o aluno é posto na resolução de novos desafios todos se empenham, todos aprendem e todos se beneficiam.


Após os trabalhos dentro da escola, os alunos aproveitaram a oportunidade do dia para uma blitz conscientizadora acerca do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, distribuindo panfletos aos motoristas e arrecadando fundos para as ações de formatura.

Segundo o Diretor, Guilherme G C Ricci, a ação foi inédita na Escola e ações como estas elevam o nível de conhecimento e contribui diretamente para a formação de cidadãos capazes e conscientes na construção de um mundo melhor.

A avaliação pelos representantes de sala, os alunos Diego Pereira Martins e Willian Assis Monteiro, é de que houve uma imensa interação com toda a escola, possibilitando um trabalho diferente no qual todos aprenderam tanto os que promoveram quanto aos que participaram do processo de aprendizagem. Relatam ainda que tal atividade deveria de ser foco nas demais disciplinas, favorecendo uma maior interação entre estudantes de vários níveis do ensino fundamental e médio, professores, e demais profissionais da escola, tendo em vista a possibilidade de um aprendizado diferente e dinâmico por todos.
Roda de bate papo com os alunos do 6º Ano.






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